Repensando um novo Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma distorção centenária

Ir para baixo

Uma distorção centenária Empty Uma distorção centenária

Mensagem por Admin Dom Mar 13, 2016 12:13 pm

O sistema eleitoral brasileiro tem uma distorção na representação parlamentar que remonta à época da Proclamação da República, em 1889.
Desde então, o critério que define um número mínimo e um número máximo de parlamentares faz com que os Estados mais populosos tenham menos deputados  federais do que deveriam ter, pela regra da proporcionalidade.
A distorção foi enfatizada pelo regime militar, instaurado no País em 31 de março de 1964. Em 1977, o então presidente, general Ernesto Geisel, promulgou o Pacote de Abril, um conjunto de regras eleitorais que visavam, principalmente, impedir a vitória da oposição nas eleições do ano seguinte.
O Pacote de Abril dizia que a quantidade de cadeiras passaria a ser definida pelo número de habitantes e não pelo de eleitores.
Ora, isso fez crescer a representação os Estados mais pobres, onde havia maior número de analfabetos que não votavam! E onde, claro, o regime militar tinha mais apoio popular!
Hoje, analfabetos podem votar, embora seu voto seja facultativo.
Contudo, o ideal seria que cada deputado representasse o mesmo número de eleitores, em qualquer região deste imenso País. No Senado, porém, a representação é igual, seja qual for a população dos Estados.

Admin
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 29/01/2016
Localização : Pedro II (PI)

https://obrasilquequeremos.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos